Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Furnariida
Superfamília: Furnarioidea
 Gray, 1840
Família: Dendrocolaptidae
 Gray, 1840
Subfamília: Dendrocolaptinae
 Gray, 1840
Espécie: D. juruanus

Nome Científico

Dendrocolaptes juruanus
Ihering, 1905

Nome em Inglês

Juruá Woodcreeper


Fotos Sons

Arapaçu-barrado-do-juruá

O arapaçu-barrado-do-juruá é uma ave da ordem Passeriformes, da família Dendrocolaptidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) dendrokolaptes = pica-pau; e de juruanus = referente ou originário da região do rio Juruá na amazônia brasileira. - Pica-pau do Rio Juruá.

Características

Mede cerca de 28cm. de comprimento. Apresenta a base da mandíbula um tanto avermelhada e sua plumagem em geral é mais barrada e escamada que a plumagem estriada ou manchada das outras espécies do gênero.

Alimentação

Alimenta-se de insetos. Obtém grande parte de seu alimento junto às formigas-de-correição, capturando insetos que tentam fugir voando, ou outras pequenas presas no chão. Geralmente não são encontrados mais de 1 ou 2 indivíduos junto às formigas. Eventualmente segue bandos mistos ou é encontrado solitário.

Reprodução

O hábito de nidificar em cavidades próximas ao chão pode levar a alta infestação por carrapatos (Amblyoma sp., A. nodosum e A. calcaratum), o que pôde ser deduzido a partir dos achados de Souza et al. (2023), em uma floresta no sudoeste da Amazônia brasileira.

Hábitos

O hábito de forragear próximo ao chão, na serapilheira, até o estrato limite de sub-bosque da floresta e seguir formigas de correição, torna esta espécie uma das mais infectadas por carrapatos (Amblyoma sp., A. nodosum e A. calcaratum), como revelaram Souza et al. (2023), em uma floresta no sudoeste da Amazônia brasileira. Isso indica, ainda, que as espécies que seguem formigas de correição são mais parasitadas em detrimento das que não possuem esse hábito.

Distribuição Geográfica

Ocorre ao sul do rio Amazonas e a oeste do rio Madeira (AM, AC, RO). Também nos países vizinhos Peru e N da Bolívia.

Referências

Souza, V.L., Costa, F.B., Martins, T.F., Oliveira, P.R., Lima. J., Guimarães, D.P., Santos, E.A., Moura-Martiniano, N.O., Sato, T.P., Borsoi, A.B.P., Bitencourth, K., Souza, J.R.L, Gazeta, G.S., Guilherme, E. & Santos, F.G.A. 2023. Detection of Rickettsia tamurae-like and other spotted fever group rickettsiae in ticks (Acari: Ixodidae) associated with wild birds in the Western Amazon, Brazil. Ticks and Tick-borne Diseases 14: 1-10. Disponível em Leia o artigo.

Galeria de Fotos